O primeiro passo para tornar suas franquias baratas e lucrativas é conhecer muito bem pra quem você vende. Sim, é saber como seu público interage com a TV, internet, jornais e trabalhar com um ótimo plano de marketing. Nas franquias existem dois tipos de ações de marketing. Um deles é o marketing institucional, que envolve a marca e é aplicado pela franqueadora, com recursos do Fundo de Propaganda. Já o outro é o marketing local, para ações que estimulem vendas e atração de clientes e os custos são de total responsabilidade do franqueado.
Investir nestas ações pode proporcionar resultados negativos ou positivos. Você terá retornos positivos se aliar o investimento à época de “alta da sazonalidade”, na páscoa, por exemplo, em empresas que trabalham com chocolate, com as franquias de sucesso da “Cacau Show”. Ruim é quando você foge do contexto e tenta vender um produto que vende apenas começo do ano em outras épocas, como franquias relacionadas à educação – você não terá o retorno que espera. As redes franqueadas de sucesso possuem equipes internas de Micro Marketing e isso é fundamental para ter sucesso; é preciso estar atento a escolha do ponto e da região de atuação. É dessa forma que a rede franqueadora e o Marketing se tornam indispensáveis.
Você deve treinar sua equipe, muitos pecam nesse ponto, acham que isso é mais uma forma de gasto desnecessária. Não é verdade. O consumidor moderno presa o atendimento e bom produto. Agora sim, corte custos desnecessários! Sempre há um lugar por onde está indo dinheiro à toa. Analise descontos, negocie!
Atenção. Sim, você deve estar sempre atento ao mercado… A sociedade cresce, sua forma de pensar e consumir muda a cada segundo e sua franquia deve estar totalmente ligada a isso. Tudo que acontece a nossa volta afeta diretamente os interesses da empresa, acompanhe as notícias pela internet, televisão, entre outros meios.